Aula
Conteúdo:
Identidade pessoal/
sentimentos/ produção de frases.
Disciplinas:
Ensino Religioso/
Língua Portuguesa
Série: 3º ano
Duração:
2 horas
Objetivos:
- Reconhecer sentimentos que nos acompanham no dia-a-dia e fazem parte da nossa convivência social;
- Comunicar-se por meio de expressão verbal, corporal, visual e escrita nas atividades propostas;
- Estabelecer relações equilibradas e solidárias nos trabalhos realizados em grupo.
Metodologia
1º momento: organizar as carteiras dos
alunos em forma de U, apresentar no data show, a história “O Livro dos Sentimentos
de Todd Parr” (anexo 1). A professora deverá fazer a primeira leitura, e a
segunda leitura deverá ser feita por alunos voluntários e pode ser comentada a
cada página lida. Os alunos devem dialogar com orientações da estagiária,
relatar acontecimentos de suas vidas que demonstrem os sentimentos vistos no
enredo do livro, instigando o diálogo a partir das seguintes perguntas:
- Quais os sentimentos citados na história você conhece ou já sentiu?
- O que te faz sentir medo? E o que sentimos quando estamos com medo?
- Você já se sentiu sozinho? Quando? Por quê?
- A felicidade é um sentimento muito bom. Você concorda? Quando você se sente feliz?
- Quando você sente vontade de chorar? E gritar?
- Quais dos sentimentos que você viu, é o que você mais gosta?
2º momento: após o diálogo do livro e
reflexão sobre os sentimentos organizar um espaço na sala para jogar o “boliche
dos sentimentos” (Anexo 2). Os alunos organizados em dois grupos, apenas para
não ficarem dispersos, mas o jogo não tem a finalidade de competição e para
isso, é necessário o boliche, feito de garrafa pet, que estará identificando um
sentimento em cada garrafa (alegria, tristeza, mágoa, raiva, susto, vergonha),
os alunos devem jogar a bolinha e ao derrubarem os pinos de boliche devem
identificar os sentimentos que acertou e escolher um para deles falar o que
pensa sobre tal sentimento, após o comentário deve pegar uma figura trazida
pela professora que corresponda a tal
sentimento. Esta atividade deve proporcionar aos alunos a interação, o respeito
mútuo e a identificação dos sentimentos correspondente com as figuras expostas.
3° momento: após todos terem jogado
uma vez devem colar a figura em uma folha sulfite e escrever uma frase sobre o
sentimento escolhido abaixo da figura colada. Os alunos que ainda não conseguem
escrever devem ser orientados e ajudados no momento da escrita. As frases devem
ser lidas e o jogo pode ser comentado, os alunos devem dizer o que acharam
sobre ele. A atividade proposta deve possibilitar ao aluno expor de forma
escrita o que aprendeu e entendeu sobre os sentimentos que fazem parte das
nossas vidas.
4º momento: após a escrita da frase e
comentário do jogo, organizar os alunos em duplas e disponibilizar a eles
pedaços de papel pardo para que contornem o seu corpo, então um aluno da dupla
deita sobre o papel enquanto o outro usando um lápis ou canetinha faz o
contorno, depois as ações mudam para que todos tenham seu corpo. Na seqüência
os alunos devem pensar nos sentimentos e escreve-los nas partes do corpo,
exemplo o amor podem escrever no lugar do coração ou a raiva nas mãos, porque
quando estamos com raiva temos atitudes erradas e nossas mãos agem em prol
dela, vergonha no rosto, pois quando sentimos vergonha ficamos com as bochechas
vermelhas. E por fim pintar e recortar o corpo, colar no mural para que todos
possam apreciar. Deve haver monitoria na escrita das palavras e correção se
necessário e com esta atividade desenvolver-se-á a criatividade e a
concretização das atividades reflexivas anteriores.
Multimeios
e materiais utilizados: data
show, livro de literatura infantil
digitalizado, boliche, bola, figuras, folha sulfite, cola, papel pardo,
tesoura, lápis de cor, giz de cera.
Avaliação: avaliar-se-á o entendimento dos
alunos em relação a:
- Reconhecendo seus sentimentos e atitudes que os demonstram;
- Interação e cooperação na realização das atividades em grupo;
- Expressões utilizadas pelo aluno e seus colegas nas práticas de sala.
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