sábado, 24 de março de 2012

Plano de Ensino: Educação e Multimeios



Aula
Conteúdo: Identidade pessoal/ sentimentos/ produção de frases.
Disciplinas: Ensino Religioso/ Língua Portuguesa
Série: 3º ano
Duração: 2 horas
Objetivos:
  • Reconhecer sentimentos que nos acompanham no dia-a-dia e fazem parte da nossa convivência social;
  • Comunicar-se por meio de expressão verbal, corporal, visual e escrita nas atividades propostas;
  • Estabelecer relações equilibradas e solidárias nos trabalhos realizados em grupo.

Metodologia

1º momento: organizar as carteiras dos alunos em forma de U, apresentar no data show, a história “O Livro dos Sentimentos de Todd Parr” (anexo 1). A professora deverá fazer a primeira leitura, e a segunda leitura deverá ser feita por alunos voluntários e pode ser comentada a cada página lida. Os alunos devem dialogar com orientações da estagiária, relatar acontecimentos de suas vidas que demonstrem os sentimentos vistos no enredo do livro, instigando o diálogo a partir das seguintes perguntas:
  • Quais os sentimentos citados na história você conhece ou já sentiu?
  • O que te faz sentir medo? E o que sentimos quando estamos com medo?
  • Você já se sentiu sozinho? Quando? Por quê?
  • A felicidade é um sentimento muito bom. Você concorda? Quando você se sente feliz?
  • Quando você sente vontade de chorar? E gritar?
  • Quais dos sentimentos que você viu, é o que você mais gosta?

2º momento: após o diálogo do livro e reflexão sobre os sentimentos organizar um espaço na sala para jogar o “boliche dos sentimentos” (Anexo 2). Os alunos organizados em dois grupos, apenas para não ficarem dispersos, mas o jogo não tem a finalidade de competição e para isso, é necessário o boliche, feito de garrafa pet, que estará identificando um sentimento em cada garrafa (alegria, tristeza, mágoa, raiva, susto, vergonha), os alunos devem jogar a bolinha e ao derrubarem os pinos de boliche devem identificar os sentimentos que acertou e escolher um para deles falar o que pensa sobre tal sentimento, após o comentário deve pegar uma figura trazida pela professora  que corresponda a tal sentimento. Esta atividade deve proporcionar aos alunos a interação, o respeito mútuo e a identificação dos sentimentos correspondente com as figuras expostas.

3° momento: após todos terem jogado uma vez devem colar a figura em uma folha sulfite e escrever uma frase sobre o sentimento escolhido abaixo da figura colada. Os alunos que ainda não conseguem escrever devem ser orientados e ajudados no momento da escrita. As frases devem ser lidas e o jogo pode ser comentado, os alunos devem dizer o que acharam sobre ele. A atividade proposta deve possibilitar ao aluno expor de forma escrita o que aprendeu e entendeu sobre os sentimentos que fazem parte das nossas vidas.

4º momento: após a escrita da frase e comentário do jogo, organizar os alunos em duplas e disponibilizar a eles pedaços de papel pardo para que contornem o seu corpo, então um aluno da dupla deita sobre o papel enquanto o outro usando um lápis ou canetinha faz o contorno, depois as ações mudam para que todos tenham seu corpo. Na seqüência os alunos devem pensar nos sentimentos e escreve-los nas partes do corpo, exemplo o amor podem escrever no lugar do coração ou a raiva nas mãos, porque quando estamos com raiva temos atitudes erradas e nossas mãos agem em prol dela, vergonha no rosto, pois quando sentimos vergonha ficamos com as bochechas vermelhas. E por fim pintar e recortar o corpo, colar no mural para que todos possam apreciar. Deve haver monitoria na escrita das palavras e correção se necessário e com esta atividade desenvolver-se-á a criatividade e a concretização das atividades reflexivas anteriores.


Multimeios e materiais utilizados: data show, livro de literatura infantil digitalizado, boliche, bola, figuras, folha sulfite, cola, papel pardo, tesoura, lápis de cor, giz de cera.

Avaliação: avaliar-se-á o entendimento dos alunos em relação a:
  • Reconhecendo seus sentimentos e atitudes que os demonstram;
  • Interação e cooperação na realização das atividades em grupo;
  • Expressões utilizadas pelo aluno e seus colegas nas práticas de sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário